quinta-feira, 3 de março de 2011

Você é saudável?



Antes de começarmos a falar de algumas doenças achei interessante e oportuno falarmos primeiramente sobre Saúde. Christopher Boorse definiu em 1977 a saúde como a simples ausência de doença e pretendia apresentar uma definição "naturalista" da coisa. E pouca coisa mudou, para a grande maioria das pessoas ter saúde significa não ter qualquer tipo de doença. É corriqueiro quando perguntamos à uma pessoa se ela está com saúde, ouvirmos como resposta “não fico doente há anos”, o que não está completamente errado, porém, hoje em dia já se sabe que não é bem assim.

A Organização Mundial de Saúde definiu que saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Isso nos faz pensar que para ser saudável é preciso estar biologicamente livre de agentes infecciosos, estar bem psicologicamente, apresentando todas as faculdades mentais necessárias ao convívio harmonioso e manter uma relação saudável com as outras pessoas.

Além disso, devemos nos atentar para os componentes determinantes do processo saúde-doença, tais como saneamento básico, escolaridade, lazer, acesso à bens e serviços, entre outros. A OMS reconhece que a cada unidade monetária (dólar, euro, real, etc.) dispendida em saneamento economiza-se cerca de quatro a cinco unidades em sistemas de saúde (postos, hospitais, tratamentos,etc.) e que cerca de 80% das doenças mundiais são causadas por falta de água potável suficiente para atender as populações. Portanto, o meio em que vivemos também influencia e muito na nossa Saúde.

A sociedade ainda tem uma visão hospitalocentrica, que é a de que se existe uma doença, há também um remédio/tratamento para curá-la. É necessário sairmos de uma visão unicausal da doença, como se acreditavam antigamente e assumirmos que o adoecer envolve fatores que se somam, ou seja, uma visão multicausal. Muitas pessoas que se dizem saudáveis quando ficam doentes se entopem de remédios sem antes se atentar que talvez um hábito errôneo pode ter causado a longo prazo aquela enfermidade.

Para mudarmos então nossa percepção de saúde e evitarmos adoecer, é preciso que nos esforcemos em cada nível e a cada dia no intuito de mantermos e melhorarmos nossa saúde. Existem inúmeras maneiras de melhorarmos nossa saúde, mas vou listar as mais comuns:

- através de exercícios físicos (pra você que é preguiçoso o sexo é um ótimo exercício e movimenta quase todos os músculos, além de melhorar o humor); 

- sono suficiente e adequado (o ambiente, nesse caso é primordial);

- mantendo um peso saudável (abro um parênteses para comentar sobre a Dieta Mediterrânea, muito bem lembrada pelo meu amigo Leonardo Cruz, comprovada por inúmeros estudos como uma das melhores e mais saudáveis do mundo);

- limitando o uso de álcool (tudo em excesso faz mal);

- evitando fumar (vale lembrar que o fumante passivo também é prejudicado);

- mantendo relações sadias com as pessoas (pesquisas inglesas determinaram que pessoas que alimentam pensamentos negativos têm 60% de chance a mais de sofrerem problemas cardíacos);

- freqüentando clubes, associações (o convívio com pessoas diferentes alivia o stress)

e para terminar, gostaria de acrescentar a prática da Fé, independente da religião (estudos americanos comprovaram que pacientes com tipos de Câncer iguais e tratados da mesma forma apresentavam resultados diferentes, os que eram religiosos e acreditavam que alguma força sobrenatural poderia os salvar se recuperaram e os que se dizem agnósticos não).

Portanto, faça uma exercício, liste todos esses fatores e verifique como anda sua saúde.

Um Feliz Carnaval para todos (como diz meu amigo Michel) e não se esqueça do trivial, sexo com segurança, bebida sem direção e diversão sem preocupação!

Um grande abraço a todos.

5 comentários:

  1. Bacaca bicho, gossstei.

    - freqüentando clubes, associações (o convívio com pessoas diferentes alivia o stress).

    Boa sorte em tudo aí.

    Aahh, cadastra teu blog em redes de conteúdo como o dhitt, essas redes sempre trazem bons visitantes.

    Abração.

    ResponderExcluir
  2. valeu pela dica do texto sobre a Dieta Mediterrânea, é realmente muito boa, tentarei seguí-la, e pela dica do site tb, não sabia, vou me cadastrar, abrção!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, sucesso !!! Sempre com você!!! Abraço

    ResponderExcluir
  4. Muito bom João!
    Está de Parabéns!!!

    ResponderExcluir