domingo, 20 de março de 2011

Criptosporidíase - Um mal que poucos conhecem


Você deve estar se perguntando, que raios de nome é esse? Pois é, não se espante, a maioria dos médicos também não conhece.



 A Criptosporidíase é uma infecção causada por um protozoário coccídeo chamado Criptosporidium Parvum, um parasita que atinge as células epiteliais das vias Gastrintestinais, Biliares e Respiratórias. É considerada uma doença de veiculação hídrica (DHVs) de ocorrência mundial, tanto em países em desenvolvimento como em países desenvolvidos. Ela é responsável por diarréia esporádica em todas as idades, causa diarréia aguda em crianças e pode ser também denominado como diarréia dos viajantes, pelo fato de algumas pessoas a adquirirem quando estão em locais de surtos, com duração média de 10 dias.

 Em indivíduos imunodeprimidos (com a imunidade baixa), principalmente em HIV positivos, ocasiona enterite (inflamação no intestino) grave acompanhada de dor abdominal, anorexia (ausência de fome), náuseas, vômitos e febre. Podem desenvolver diarréia crônica e severa acompanhada de desnutrição, desidratação e morte fulminante.

 O Homem é considerado o principal reservatório desta doença e a o seu modo de transmissão é considerado fecal-oral, ou seja, o homem infectado libera, através das fezes, a forma resistente e infectante deste parasita chamade de Oocisto. Esta forma pode ser encontrada no solo, na água ou em alimentos contaminados. Fora do organismo humano o Oocisto pode permanecer infectante por até 6 meses. No Brasil foram encontrados em poços em Fortaleza e Itaquaquecetuba, em água potável em Fortaleza e São Paulo e em água bruta nas cidades de Araçatuba, São Paulo e Campinas. O que não descarta o seu aparecimento em outras cidades.

  Atualmente é reconhecido como uma das principais causas de diarréia em crianças pré-escolares, devido a aglomeração de crianças em creches que por muitas vezes não dão a atenção necessária a metodos de higiene básicos. A sua importância se deve pois ao fato de que pode levar a prejuízo no crescimento e no desenvolvimento cognitivo dessas crianças, diminuição da sobrevida e maior risco de morte pelo HIV, faltas ao trabalho e aumentar as fontes de contaminação.

 Você deve ter se espoantado quando escrevi acima que foi encontrada em água potável, pois é, o danado do Cryptosporidium é resistente a maioria dos tratamentos de desinfecção, é resistente a salinidade e necessita de poucos oocistos para infectar um indivíduo. Sem falar na falta de higiene com que as pessoas manuseiam galões de água. O cara que vai lá na sua casa colocar o galão, limpa muitas vezes com um pano sujo, que já foi usado muitas vezes e o que é pior, será que ele lavou a mão depois que fez suas necessidades? rs

  Ah, já estava esquecendo de falar, você gosta de comprar aquelas frutas e verduras ensacadas que dizem já virem higienizadas? Pois é, eu também, mas espante-se, já foram encontrados oocistos nesses alimentos, ou seja, não estamos salvos desse maldito parasita.

  O problema desse doença é que a maioria dos médicos a desconhecem, sendo muitas vezes confundida com Giardíase devido a sintomas particulares. Poucos pedem exame de fezes para Criptosporidiase, além do fato de poucos laborótórios conhecerem a técnica de detecção. O exame normal de fezes não detecta essa forma de parasitose.

 Tá bom, então se eu tiver com diarréia aguda (3 a 10 evacuações) diárias, com duração de 1 a 2 semanas, dor abdominal, náuseas e febre, eu comento com meu médico sobre a possibilidade de Criptosporidíase, ele pede um exame e se der positivo eu tomo a medicação e pronto. Aí é que você se engana, não existe atualmente tratamento eficaz contra esse "xarope". O que se têm feito é administração de antibióticos em casos de inalação do oocisto, na criptosporidíase pulmonar, o medicamento Nitazoxanide ainda está em estudo para a forma entérica. O que se deve fazer é a rehidratação, cuidados higiêncos pra evitar a transmissão e esperar que o organismo acabe com esse "mala".

 Uma ótima semana a todos e lembrem-se sempre, higiene nunca é demais! (meu amigo Otávio que o diga, né Otávio? rs)

Um comentário:

  1. Boa noite!
    Estou cursando o 4º semestre de Gestão Ambiental na Fatec Jundiaí e gostei muito do que acabei de ler aqui,pois tenho que apresentar um trabalho sobre a Criptosporidíase na disciplina de Saneamento Ambiental.Agradeço por expor de uma maneira simples e prática esse tema tão pouco conhecido da maioria.

    ResponderExcluir